25 de ago. de 2010

O caso Sakineh Mohammadi Ashtiani

Irã adia decisão sobre sentença de Sakineh pela terceira vez, diz site
Segundo ativistas, Teerã cancelou audiência por acreditar que atenção mundial ao caso diminuirá.
SÃO PAULO- O sistema judiciário do Irã adiou nesta quarta-feira, 25, pela terceira vez uma audiência para decidir a sentença de Sakineh Mohammadi Ashtiani, mulher de 43 anos inicialmente condenada a apedrejamento por adultério e agora acusada pela morte de seu marido. As informações são do portal de notícias Fox News.

Segundo a Missão Free Iran, citada pelo site, Sakineh tinha uma audiência marcada para hoje, que foi cancelada pelo tribunal.
De acordo com Maria Rohaly, ativista da organização, o governo iraniano continua adiando a decisão com esperanças de que a atenção da comunidade internacional ao caso acabe.
Sakineh foi condenada em 2006 por manter relações ilícitas com dois homens após ficar viúva, o que, segundo a lei islâmica, também é considerado adultério. Primeiramente a pena foi de 99 chibatadas, depois convertida em morte por apedrejamento e, posteriormente, alterada para enforcamento.
Em julho deste ano, seu advogado Mohammad Mostafaei tornou público o caso em um blog na internet, o que chamou a atenção da comunidade internacional. Perseguido pelas autoridades iranianas, ele fugiu para a Turquia, de onde buscou asilo político na Noruega.
O governo brasileiro ofereceu refúgio a Sakineh, o que foi rejeitado por Teerã. A pena de morte foi mantida por um tribunal de apelações, que acrescentou ao caso a acusação de conspiração para a morte do marido.
A iraniana continua presa em Tabriz.



Tópicos: Irã, Sakineh, Pena de morte, Apedrejamento, Adultério, Internacional, Oriente médio

Gente como eu gostaria que td isto acabasse da melhor maneira para esta moça, pois é muito triste td esta situação... só temos a lamentar e pedir a Deus que olhe por ela...

3 comentários:

  1. Olá amiga Joaninha, vim deixar meu repudio sobre esse caso, e te pedir pra leva-lo e postar seu post no meu voou de águia, claro com sua permissão, beijos e conte com meu apoio contra as injustiças sociais e desumanas.

    ResponderExcluir
  2. Se depender do meu esquecimento, essa injustiçada mulher, não irá morrer nunca. Abaixo a repressão!!!

    Beijos, querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Joana, parabéns minha querida, pela tua postura em fazer do teu blog, uma Voz que clama no deserto!!
    Não me conformo como tamanha insanidade de um bando de homens idiotas que se julgam os donos da verdade, quando em nome de Aláh, querem matar, e castigar!
    Será que Aláh compactua com essa canalhice?
    Valeu pelo teu post, deixo a ti um abraço, bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita em meu cantinho!!
Obrigada pelo comentário!!
Deixe o seu blog, caso tenha, para eu visitar...